Após identificarmos as principais necessidades do mercado e dos nossos usuários, procuramos projetos semelhantes e possíveis concorrentes já existentes.

De acordo com Kim (2005), é importante identificar, em meio a muitas possibilidades, oportunidades de Oceano Azul: quais os setores alternativos do próprio setor e por qual razão os clientes fazem determinadas escolhas. Entendendo o motivo pelo qual os compradores escolhem setores alternativos, é possível criar o Oceano Azul de um novo espaço de mercado.

Os Oceanos Azuis, em contraste, se caracterizam por espaços de mercado inexplorados, pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo. Embora alguns oceanos azuis sejam desbravados bem além das atuais fronteiras setoriais, a maioria se desenvolve dentro dos oceanos vermelhos, mediante a expansão das fronteiras setoriais vigentes. (…) Nos Oceanos Azuis a competição é irrelevante, pois as regras do jogo ainda não estão definidas. (KIM, 2005)

Em nossas pesquisas iniciais, encontramos projetos com tecnologias ou finalidades parecidas. Esse estudo é importante para conhecermos referências de projetos que resolvam o mesmo problema no qual estamos trabalhando, porém de diferentes formas. Podemos encontrar alguma tecnologia parecida usada para outro fim, ou algum produto com a mesma finalidade mas com lacunas e possibilidades de melhoramento.

De acordo com Blank (2003), existem quatro tipos de mercado:

  • Mercado existente – Já existe, logo é mais fácil de ser compreendido e implementado.
  • Mercado re-segmentado – Transformar um mercado existente para outro nicho. Direcionar o marketing para esse segmento.
  • Mercado novo – Mais inovador, com um novo produto ou cliente.
  • Mercado clonado – Adaptação local de um produto que ainda não existe na região.
TIPOS DE MERCADO

Existente Re-segmentado Novo Clonado
Clientes Conhecido Possivelmente conhecido Desconhecido Possivelmente conhecido
Necessidade dos clientes Execução Melhor adaptação Melhoria transformadora Versão local
Concorrentes Vários Muitos (se errado), poucos (se certo) Nenhum Nenhum
Risco Falta de ecossistema de marcas, vendas e distribuição Redefinição de mercado e produto Evangelização e ciclo de educação Subestimar as necessidades locais

Fonte: Tabela traduzida do livro The Four Steps to Epiphany, Steve Blank (2003)

Dentre os projetos encontrados, destacamos alguns cujas finalidades ou tecnologias eram parecidas com a nossa proposta.

Abaixo, comparamos as principais características de cada projeto, diferenciando a tecnologia utilizada, foco, cliente e acessibilidade. Essa tabela é importante pois nos auxilia a direcionar o nosso projeto a um mercado pouco explorado e nos mostra alternativas de tecnologias que podem facilitar e, talvez, até mesmo baratear sua implementação.

Tecnologia Foco Cliente Acessibilidade
Projeto 1 Sensores do celular Solução de geolocalização para aplicativos Empresas de varejo e saúde Não cita
Projeto 2 Não cita a tecnologia Realidade Aumentada, Rastreamento, Análise de Dados e Gestão de Ativos Museus, indústrias em geral, aeroportos, shoppings Não cita
Projeto 3 Beacons, Wi-Fi, Geomagnetic, GPS, Geofencing Plataforma de tecnologias de posicionamento Empresas de varejo, transporte, turismo Não cita
Projeto 4 Beacons Plataforma de desenvolvimento de aplicativo de localização Empresas de vários ramos Não
Projeto 5 Indoor, Accelerometer, Gyroscope e compass, GPS. Plataforma de desenvolvimento de aplicativo de localização Museus, aeroportos, hospitais, eventos Parcial
Projeto 6 GPS Tecnologia de localização indoor Aeroportos, empresas de varejo e hospitais Não
Projeto 7 GPS Mapeamento indoor Empresas de vários ramos Parcial
Projeto 8 Beacons Comunicação entre dispositivos Público em geral Parcial
Projeto 9 GPS Marketing Público em geral Não
Projeto 10 Beacons Aplicativo para Museu Público em geral Parcial
Projeto 11 GPS Aplicativo de localização Deficientes visuais Sim
Projeto 12 GPS e reconhecimento de imagem Aplicativo informativo Deficientes visuais Sim
Projeto 13 Beacons Aplicativo para Museu Deficientes visuais Sim

Percebemos que, por mais que haja muitas tentativas de produtos acessíveis, ainda falta precisão e confiança nestas tecnologias. Os projetos pesquisados voltados para acessibilidade utilizam GPS, uma tecnologia que ainda não dispõe de precisão para ambientes internos. O Projeto 13, que utiliza Beacons, não tem a mesma finalidade que a nossa proposta. Por outro lado, em produtos desenvolvidos com tecnologias mais precisas, muitas vezes a acessibilidade não é levada em conta, não sendo portanto inclusivos para usuários com deficiência visual.

Dessa forma, percebemos que o nosso mercado é re-segmentado e que há possibilidade de aproveitarmos projetos e tecnologias já existentes, adaptando para um nicho – no nosso caso, usuários com deficiência visual. Além disso, também poderíamos clonar para o Brasil modelos já existentes em outras regiões, como o Projeto 4 que, por ser uma tecnologia nova, ainda não possui uma aplicação real. Muitos projetos estão sendo desenvolvidos de forma experimental, mas ainda sem uso para a população em geral.


Bibliografia

BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany. 2003

KIM, W. CHAN. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

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