Após identificarmos as principais necessidades do mercado e dos nossos usuários, procuramos projetos semelhantes e possíveis concorrentes já existentes.
De acordo com Kim (2005), é importante identificar, em meio a muitas possibilidades, oportunidades de Oceano Azul: quais os setores alternativos do próprio setor e por qual razão os clientes fazem determinadas escolhas. Entendendo o motivo pelo qual os compradores escolhem setores alternativos, é possível criar o Oceano Azul de um novo espaço de mercado.
Os Oceanos Azuis, em contraste, se caracterizam por espaços de mercado inexplorados, pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo. Embora alguns oceanos azuis sejam desbravados bem além das atuais fronteiras setoriais, a maioria se desenvolve dentro dos oceanos vermelhos, mediante a expansão das fronteiras setoriais vigentes. (…) Nos Oceanos Azuis a competição é irrelevante, pois as regras do jogo ainda não estão definidas. (KIM, 2005)
Em nossas pesquisas iniciais, encontramos projetos com tecnologias ou finalidades parecidas. Esse estudo é importante para conhecermos referências de projetos que resolvam o mesmo problema no qual estamos trabalhando, porém de diferentes formas. Podemos encontrar alguma tecnologia parecida usada para outro fim, ou algum produto com a mesma finalidade mas com lacunas e possibilidades de melhoramento.
De acordo com Blank (2003), existem quatro tipos de mercado:
- Mercado existente – Já existe, logo é mais fácil de ser compreendido e implementado.
- Mercado re-segmentado – Transformar um mercado existente para outro nicho. Direcionar o marketing para esse segmento.
- Mercado novo – Mais inovador, com um novo produto ou cliente.
- Mercado clonado – Adaptação local de um produto que ainda não existe na região.
Existente | Re-segmentado | Novo | Clonado | |
---|---|---|---|---|
Clientes | Conhecido | Possivelmente conhecido | Desconhecido | Possivelmente conhecido |
Necessidade dos clientes | Execução | Melhor adaptação | Melhoria transformadora | Versão local |
Concorrentes | Vários | Muitos (se errado), poucos (se certo) | Nenhum | Nenhum |
Risco | Falta de ecossistema de marcas, vendas e distribuição | Redefinição de mercado e produto | Evangelização e ciclo de educação | Subestimar as necessidades locais |
Fonte: Tabela traduzida do livro The Four Steps to Epiphany, Steve Blank (2003)
Dentre os projetos encontrados, destacamos alguns cujas finalidades ou tecnologias eram parecidas com a nossa proposta.
Abaixo, comparamos as principais características de cada projeto, diferenciando a tecnologia utilizada, foco, cliente e acessibilidade. Essa tabela é importante pois nos auxilia a direcionar o nosso projeto a um mercado pouco explorado e nos mostra alternativas de tecnologias que podem facilitar e, talvez, até mesmo baratear sua implementação.
Tecnologia | Foco | Cliente | Acessibilidade | |
---|---|---|---|---|
Projeto 1 | Sensores do celular | Solução de geolocalização para aplicativos | Empresas de varejo e saúde | Não cita |
Projeto 2 | Não cita a tecnologia | Realidade Aumentada, Rastreamento, Análise de Dados e Gestão de Ativos | Museus, indústrias em geral, aeroportos, shoppings | Não cita |
Projeto 3 | Beacons, Wi-Fi, Geomagnetic, GPS, Geofencing | Plataforma de tecnologias de posicionamento | Empresas de varejo, transporte, turismo | Não cita |
Projeto 4 | Beacons | Plataforma de desenvolvimento de aplicativo de localização | Empresas de vários ramos | Não |
Projeto 5 | Indoor, Accelerometer, Gyroscope e compass, GPS. | Plataforma de desenvolvimento de aplicativo de localização | Museus, aeroportos, hospitais, eventos | Parcial |
Projeto 6 | GPS | Tecnologia de localização indoor | Aeroportos, empresas de varejo e hospitais | Não |
Projeto 7 | GPS | Mapeamento indoor | Empresas de vários ramos | Parcial |
Projeto 8 | Beacons | Comunicação entre dispositivos | Público em geral | Parcial |
Projeto 9 | GPS | Marketing | Público em geral | Não |
Projeto 10 | Beacons | Aplicativo para Museu | Público em geral | Parcial |
Projeto 11 | GPS | Aplicativo de localização | Deficientes visuais | Sim |
Projeto 12 | GPS e reconhecimento de imagem | Aplicativo informativo | Deficientes visuais | Sim |
Projeto 13 | Beacons | Aplicativo para Museu | Deficientes visuais | Sim |
Percebemos que, por mais que haja muitas tentativas de produtos acessíveis, ainda falta precisão e confiança nestas tecnologias. Os projetos pesquisados voltados para acessibilidade utilizam GPS, uma tecnologia que ainda não dispõe de precisão para ambientes internos. O Projeto 13, que utiliza Beacons, não tem a mesma finalidade que a nossa proposta. Por outro lado, em produtos desenvolvidos com tecnologias mais precisas, muitas vezes a acessibilidade não é levada em conta, não sendo portanto inclusivos para usuários com deficiência visual.
Dessa forma, percebemos que o nosso mercado é re-segmentado e que há possibilidade de aproveitarmos projetos e tecnologias já existentes, adaptando para um nicho – no nosso caso, usuários com deficiência visual. Além disso, também poderíamos clonar para o Brasil modelos já existentes em outras regiões, como o Projeto 4 que, por ser uma tecnologia nova, ainda não possui uma aplicação real. Muitos projetos estão sendo desenvolvidos de forma experimental, mas ainda sem uso para a população em geral.
Bibliografia
BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany. 2003
KIM, W. CHAN. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.