Dando continuidade ao post anterior, com respostas do público com alguma deficiência visual sobre hábitos de consumo digital, a seguir mostramos as respostas dos idosos.
Após algumas semanas divulgando o questionário online, percebemos poucas respostas de idosos. Verificamos então que sentiam dificuldades no acesso ao questionário e em sua própria usabilidade. Dessa forma, resolvemos mudar nossa estratégia e aplicar o mesmo questionário de forma presencial. Tal estratégia aumentou o número de respostas consideravelmente, de forma bastante rápida e num curto espaço de tempo.
Entre os participantes acima de 65 anos, 61,1% eram mulheres, 36,1% possuíam ensino superior completo e 33,3% ensino médio, 75% usavam óculos ou apresentavam baixa visão.
Em relação a seus hábitos digitais, todos os participantes possuíam telefone celular, sendo igual o número de aparelhos Android e iPhone. Dentre os aplicativos mais utilizados, o WhatsApp foi quase uma unanimidade (94,4%), sendo o Facebook, Waze, Instagram e Google Maps os outros citados.
Possui celular?
Quais aplicativos costuma utilizar?
Os resultados foram similares às respostas do público com deficiência visual, com exceção do Instagram (já que é uma rede social voltada à fotografia) e o Waze (por ser um aplicativo utilizado por motoristas de carro). Portanto, já era esperado que não fossem tão populares entre o público com alguma deficiência visual, compreensivelmente.
Percebemos que o uso de celular em lugares públicos entre os idosos não é frequente, sendo os shoppings e supermercados os lugares mais citados. E, assim como entre os deficientes visuais, o uso de aplicativo de localização não faz parte de sua rotina.
Em seguida, perguntamos sobre hábitos de consumo, sobre como fazem compras em shoppings e supermercados.
Os aplicativos de desconto não são famosos entre os idosos e 94,4% deles costumam ir aos supermercados e shoppings, não realizando compras online. Esses dados também confirmam o que escutamos e vimos em nossa pesquisa de campo. A grande quantidade de idosos em supermercados pode ser explicada pela falta de familiaridade com compras online, e por muitos serem aposentados, tendo portanto mais tempo para ir nos estabelecimentos presencialmente.
As informações sobre comportamento em supermercados e shoppings não se diferenciam muito, mas nos chamou a atenção o fato de que 38,9% dos idosos vão ao shopping para passear, confirmando a hipótese de terem mais tempo e preferirem ir até os estabelecimentos.
Esse dado também nos traz um desafio, já que nossa proposta é de mais praticidade e agilidade para que nosso público-alvo encontre um destino. Talvez essa questão não seja um problema para esse público, que teria mais tempo e, ao mesmo tempo, mais dificuldades com a utilização de novas tecnologias.
Quando perguntados sobre a frequência com que saem sozinhos, percebemos que, para lugares vinculados a lazer e viagens, como rodoviária e aeroportos, isso ainda é mais raro, sendo mais comum saírem sozinhos para idas ao supermercado e à rua.
Gráficos com as respostas dos participantes idosos
Com que frequência utiliza o celular em lugares públicos?
Com que frequência utiliza aplicativos de localização?
Utiliza aplicativos de descontos?
Como costuma fazer compras?
Se precisa ir ao supermercado, como procede?
E no shopping?
Com que frequência sai de casa sozinho?
Já se perdeu dentro de um shopping ou supermercado?
De uma forma geral, percebemos que os dois grupos analisados não costumam se perder nos estabelecimentos que estamos investigando.
A partir da análise da pesquisa quantitativa, pudemos traçar duas principais personas para representar nosso público-alvo. De acordo com Cooper (1998), personas são personagens fictícios que representam diferentes grupos de usuários. Essas personas nos ajudam a tomar decisões sobre o projeto, podendo atingir um grupo maior de pessoas, representadas por esses personagens. Em nosso caso, identificamos como principal característica das personas a deficiência visual e a idade avançada.
Personas
- Idade: 40 anos
- Profissão: Advogado
- Hobbies: Gosta de viajar para a praia no fim de semana e ir jantar no shopping
- Celular: iPhone
- Aplicativos que mais usa: WhatsApp, Facebook e Google Maps
- Comportamento de compra: Gosta de saber das promoções e economizar em algo não planejado
- Idade: 75 anos
- Profissão: Dona de casa
- Hobbies: Gosta de passear com as amigas no shopping e viajar em excursão
- Celular: Android
- Aplicativos que mais usa:WhatsApp, Facebook e Instagram
- Comportamento de compra: Faz uma lista para não esquecer de comprar nada
Dessa forma, Marcelo e Teresa nos ajudam a projetar o ViiRotas de acordo com sua necessidade, construindo um projeto que se adeque ao uso real de nosso público-alvo.
A pesquisa confirmou que o uso de celulares em locais fechados é mais frequente, e fazer compras é algo recorrente. Algumas questões levantadas nos fizeram pensar em investigar outros caminhos. A partir da análise e algumas respostas, precisamos seguir com a investigação e melhor compreender esses desafios encontrados.
Bibliografia
COOPER, A. The Inmates Are Running the Asylum: Why High Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity. Sams – Pearson Education, 1998