Após as etapas de estratégia, em que foi pesquisada qual seria a estrutura do projeto, chega-se na fase de implementação e desenvolvimento. Conforme a proposta inicial, os beacons possuem tecnologia capaz de mapear as áreas internas e direcionar os usuários quando são agrupados e suas leituras combinadas. Utilizando beacons de baixo custo é possível viabilizar a instalação e mapeamento de grandes áreas internas.
Como funcionam os beacons
As informações gravadas nos beacons ficam em um banco de dados (servidor Beacon). Quando um dispositivo com o aplicativo do ViiRotas entra em uma área de atuação, o bluetooth capta essa informação, integrando com os dados pré-formatados (servidor ViiRotas). O aplicativo é então criado a partir dessa API sincronizada entre os banco de dados. Quando 4 beacons estão instalados em uma sala, o aplicativo identifica e rastreia a área interna.
Como é uma tecnologia recente e muitas funcionalidades estão sendo utilizadas para testes, foram encontradas algumas dificuldades no processo:
- Um pequeno atraso para fixar as leituras de maior precisão;
- Realizar o mapeamento com os beacons é um pouco trabalhoso e ajustes são necessários para melhorar a precisão;
- A precisão dos beacons é limitada em lugares pequenos, o ideal é sempre trabalhar em lugares de pelo menos 30m x 30m;
Apesar disso, com 4 beacons foi mapeada uma área de 80 m2, foi desenhada a planta do local e criado um aplicativo que identifica o usuário e traça uma rota nessa área. Os aplicativos foram feitos para IOS e Android.
Para calcular a melhor rota, a partir do ponto inicial, identifica-se primeiro a direita e esquerda, e em seguida em cima e abaixo, marcando os pontos que são encontrados com obstáculos. Depois, segue-se pra outro ponto que esteja disponível, com preferência para a linha e coluna que possuir menos obstáculos, de acordo com a verificação anterior, e a mesma verificação é feita na atual posição. Esse procedimento é feito até encontrar o ponto de destino. Com isso há todos os pontos de obstáculos/interseção e é possível construir o menor caminho, baseado no número de obstáculos por linha e coluna.
Software de simulação traçando a melhor rota
A partir desse aplicativo foi testada a navegação interna com rastreamento com beacons. Ele foi desenvolvido em uma área de teste, porém um servidor online foi necessário para enriquecer com novos conteúdos, como o cadastro de obstáculos e cálculo da melhor rota e, dessa forma, fazer ajustes para futuras adaptações em outras áreas.